01 setembro 2005

Um número 20.


Este ano já não existe a desculpa do período de adaptação. É quase sempre assim, tirando Polga pelas razões inversas, o segundo ano é sempre melhor para a maioria dos jogadores brasileiros. O facto de ter apenas 20 anos reforça esta ideia.
Vinha rotulado de craque depois do titulo no Santos. A substituição, e pior, a comparação com Deco na época em que tudo foi inevitavelmente e irracionalmente comparado deixou um certo sabor amargo no acerto da contratação. Embora tenha mostrado pormenores de qualidade nada mais do que isso. Mas talvez tirando Baia e Ibson quem mostrou alguma coisa?
Este poderá e acredito que será o seu ano. A primeira diferença desde já é jogar numa equipa e não com uma equipa. Por outro lado olha-se também com expectativa para Lucho, Lisandro e Jorginho e não só para ele.
Tendo passado grande parte da pré época lesionado na primeira oportunidade mostrou, que boa primeira parte fez contra a Naval na minha opinião, o que já tinha demonstrado no Dragão. Nota-se desde já uma enorme disponibilidade, e vontade, defensiva. Mais rápido na movimentação do jogo e na entrega da bola. Tem sempre o recurso do um para um quando não vislumbra , embora procure, oportunidade de fazer desmarcações ofensivas e assistências. Sendo um jogador que tenta o remate também é útil na marcação de bolas paradas. (Foi a primeira opção na marcação de pénaltis, falhou contra o Espanhol, no jogo treino de ontem contra o P. Ferreira cedeu a responsabilidade a Jorginho (Adriaanse na jogada)). A acrescentar ainda que ganha (é mesmo esta a palavra que quero utilizar) diversas faltas e livres.
Em resumo este deve ser o ano de Diego, acredito que é um jogador que cresce com a equipa, e como este ano tenho boas expectativas estou aqui para observar. Tem 20 anos e com esta idade ou são “bluff” ou evoluem de ano para ano. Sendo, ao que parece, Adriaanse um técnico que aposta na formação Diego poderá aproveitar a boa orientação.
Forma ou pode formar em conjunto com Raul Meireles/Ibson e Lucho um meio campo a ter em atenção.Tem a concorrência forte de Jorginho e Postiga para a posição, mais do primeiro para mim. O que sendo até ver opções válidas não o deixarão descansar. Não menos importante e do que se pode avaliar deixa-me uma muito boa impressão de profissionalismo e vontade. (Á parte, esta já me parece ser uma característica alargada a outros jogadores.)