05 setembro 2005

“Back office” para uma equipa de sucesso.

Apesar de nem sempre ver reconhecido o seu trabalho, da constante “caça às bruxas” e das noticias que vão aparecendo sobre os outros em letra pequenina, que outra empresa portuguesa (de qualquer área de negócio) se pode orgulhar disto:

“Nos últimos 15 meses, o futebol exportou 179,075 milhões de euros. Mais do dobro do que a indústria de conservas de pescado (que exportou 85 milhões em 2004).”

“O futebol foi uma importante fonte de receita para Portugal nos últimos 15 meses”

“O F. C. Porto soube tirar o máximo rendimento desses êxitos internacionais. Após Gelsenkirchen, e, apesar de o mercado de transferências estar em baixa, os dragões transferiram um treinador e 15 jogadores.”

“Contas feitas, a SAD portista encaixou 133,3 milhões de euros em exportações (74,44% do total). "São valores extraordinários e que demonstram a capacidade de gestão de Pinto da Costa e das pessoas que trabalham com ele", avalia Hélder Varandas, presidente da "JB Solutions, SA". O antigo consultor da "Deloitte & Touche", empresa responsável pelo estudo financeiro anual da Liga, lembra que "não basta ter uma boa escola de formação para se conseguirem mais valias". E sublinha "É fundamental saber estar no mercado".

“Análise idêntica tem Hélder Varandas. "Disputar a 'Champions' é fundamental. E isso de avaliar a dimensão dos clubes pelo número de sócios está completamente ultrapassado. É o volume de negócios que avalia a dimensão dos clubes. E, aí, o F. C. Porto está muito à frente de Sporting e Benfica", afirma, sem rodeios, o consultor.

“Perspectivando o futuro, será possível voltar a acontecer um ciclo de vendas tão proveitoso? Fernando Gomes responde "É muito difícil reunirem-se as mesmas condições, até porque não é só importante quem vende. Se não houver quem esteja interessado em comprar, os negócios não se concretizam". E Hélder Varandas complementa: "Será muito difícil. No entanto, como isto aconteceu não por sorte mas por competência...".

Jornal de Notícias, 6 Setembro2005.

Quanto ao que foi feito com o dinheiro disto é outro assunto
.