28 março 2006

Politicamente correcto.

Nas competições europeias torcer pelas equipas portuguesas rivais é tarefa reservada quase em exclusivo a políticos e a uns quantos jornalistas.
Outros ainda conseguem consolar um pouco o seu coração com a boa desculpa dos pontos, tão importantes para o coeficiente do futebol português na UEFA. Também é costume dizer: eu estou contra eles, porque ainda me lembro que no ano passado ouvi dois ou três indivíduos que estavam no café a defender a equipa estrangeira, por isso, e só por isso, desta vez também estou contra.
Ora bolas. Tirando estas classes, verdadeiros defensores da moral e bons costumes nenhum verdadeiro adepto de um clube consegue colocar de parte a rivalidade existente e retoma-la logo de seguida sem que transpareça alguma hipocrisia. É contra natura. Lá no fundo, lá no fundo...
Ainda a pouco tempo se viu e reviu na tv reportagens em Inglaterra de adeptos do Everton que estavam a favor do adversário do Liverpool na competição internacional e não se fez nenhuma interpretação anti-patriota da situação.
A única equipa unanimemente defendida por todos é o Chelsea, e por outros motivos, exceptuando os portistas, irónico.
Se a localização geográfica tem assim tanta importância, porque vemos de quatro em quatro anos esta nação valente a torcer pelo Brasil no campeonato do Mundo sem que ninguém os acuse de não europeus?
Ora existem casos, poucos, em que se apreciou a vitória de um rival, pela qualidade e justiça do resultado (recordo um 4 a 4 contra o Bayer), mas apreciar é diferente de gostar ou querer.

Hoje até podia uzar a suficiente desculpa da admiração que tenho pelo Deco. Mas não é esse o motivo, não é tão simples.
Posto isto, antes e não depois, não digo barça, porque não deixam de ser espanhóis, mas digo Ronaldinho, Eto e Messi, porque são não europeus.

2 Comments:

Blogger Apre said...

Ora bem.

Apreciar é diferente de gostar ou querer, como dizes.

6:19 da tarde  
Blogger REDrigues said...

Mas o valor hipocrita já entra em jogo aquando de uma vitória lusa.

Parabéns, eu também não adopto o patriotismo como desculpa para querer uma vitória internacional. Apenas quero ver pessoas amigas(rivais no desporto) contentes com uma vitoria internacional (embora no caso do Sporting seja mais dificil).

Quando uma equipa tuga chega a um bom nivel na UEFA, obvio que tem o meu apoio.......já na fase de grupos não ter Art para passar....aí instala-se o gozo.

FORÇA BENFICA!!!!

11:15 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home