11 setembro 2005

3-0

Só não sabe a goleada porque os golos só apareceram no final. Mas caramba trinta remates algum tinha de entrar. Tirando Baia e os centrais todos os outros tentaram o golo.
É certo que também o Rio Ave não é ainda o adversário pare que se possa fazer uma boa avaliação do que este Porto é capaz de fazer. Mas verdade seja dita esta equipa sobe de produção de jogo para jogo.
A forma como Adriaanse coloca esta equipa a jogar, sem médio defensivo (trinco), com três defesas e um médio esquerdo, contra equipas de contra ataque, não sei se fique admirado ou assustado.
Tirando um ou dois calafrios a defender esteve bem, talvez Mourinho possa dizer que tipo de pressão é esta, mas o que eu vi foi sempre alguém a atacar o homem que tinha a bola e todos a correr para trás e para a frente. A táctica não sei bem qual é mas parece-me um 0-2-8 a atacar e um 10-0-0 a defender.
Está gente a mais no meio campo, sai o Ibson, não vai lá como Lisandro e com o Jorginho, saltam Quaresma e Alan (para resolverem) do banco, é preciso mais alguém na área, entra o bombardeiro, o Diego deu o bafo, o Jorginho faz ali uma perninha.
Muito poucos passes falhados, velocidade, a rapidez com que a bola chega lá a frente (ou nem sai de lá).
Ainda uma nota, das mais importantes, a disciplina da equipa, nada de protestos é jogar a bola e mais nada, que se mantenha.
Sonkaya, nunca vai ouvir dos profissionais da crítica um elogio, mas esteve muito bem a defender o melhor jogador adversário, um tal Cleitan (que jogasso), aquele corte. Subiu sempre a apoiar o ataque, falhou nos cruzamentos, bem se cruzasse bem o que é que tínhamos aqui.

Do banco saltaram e no banco comemoraram. Não é só um pormenor.
Diego continua a subir. Jorginho é a estrela.
O golo de Quaresma, palavras para que, só visto.
Futebol na primeira parte.

Agora fico expectante para os próximos dois jogos fora, com equipas que não se vão limitar a defender. Vamos ver a defesa em acção, finalmente, e vamos ver o ataque a jogar com mais espaço, finalmente.