14 dezembro 2005

Às compras.

As primeiras páginas dos jornais assinalam o aproximar da abertura do mercado de transferências. Os adeptos sonham, os treinadores suspiram e os comissionistas compensam os gastos com o peru.
Adriaanse vai ter nova oportunidade de fazer uns ajustes no plantel. Os adeptos portistas já estão apreensivos.

Deixo a minha opinião sobre o que se vai fazer. Não implícito que se deva fazer.

Guarda Redes, Baia, Helton e Paulo Ribeiro. Aqui nada a mexer.

Defesa, no centro com a saída do Jorge Costa ficamos com quatro jogadores. Pedro Emanuel, Pepe, Ricardo Costa e Bruno Alves. Não me parece que o plantel comporte mais um jogador para esta posição, para entrar alguém obrigaria à saída de outro. Adriaanse parece já ter esquecido o desvario de Bruno Alves e nenhum dos outros sai.
Laterais, do lado esquerdo César é aposta para continuar e Cech embora pouco utilizado é presença constante nas convocatórias. A entrada para aqui dependeria de uma boa venda do César Peixoto. O lado direito é seguramente o lugar de maior necessidade. Poderá implicar a saída de… Sonkaya se o treinador não se preocupar em admitir o erro e se a SAD o conseguir encaixar. Bosingwa não tem cabimento sair. Ou não sai nenhum.

Meio campo, Raul Meireles, Paulo Assunção, Ibson e Lucho asseguram o meio centro e as tarefas mais defensivas. (não discutindo ao pormenor as posições). Lá mais a frente Diego e Jorginho e a confirmar-se a entrada de Anderson deve ser por aqui que se encaixar ou ali mais á frente. Não sei muito bem onde poderá jogar, se calhar nem ele e muito menos Adriaanse.
Nas alas, Quaresma, Alan, Ivanildo, juntando o Lisandro e o Jorginho, não me parece que sofra mexidas.

Avançado Centro, saiu Postiga fica Hugo Almeida e Benny McCarthy. Tenho duvidas que Sokota e Bruno Moraes façam parte destas contas. Não é de descurar a possível venda do Benny, compensar a falha na liga dos campeões, e seja como for a CAN vai levá-lo por uns tempos Mesmo que Lisandro de ai uma “perninha” é possível que seja outro lugar a reforçar.

Assim nas redes temos 3 jogadores. (fechado)
Defesa Centrais 4, laterais 2 + 2.
Meio campo 6 (com Jorginho).
Alas 4 (com Lisandro)
Ataque 2, mais Sokota e Bruno Moraes.


Com a entrada de Anderson e as saídas do Capitão e de Postiga e se incluirmos Sokota e Bruno Moraes temos um plantel de 26 jogadores, a margem não é muita.
A acreditar no reforço do lado direito da defesa e do ataque e na descrença na utilização dos dois crónicos lesionados é lógico entrarem dois e sair o Benny ou Sonkaya.

Uma coisa é certa sair dois e entrar, quem sabe, Anderson parece-me curto.
Se as compras forem na Europa foi escolha de Adriaanse se forem no Brasil a responsabilidade é a meias.
Eles vão ao mercado assustem-se, uns e outros.