30 agosto 2005

Ibson ou Raul Meireles


A duvida. Pelo menos para mim. A pré época justifica a escolha de Raul Meireles e o jogo com o Estrela confirma a boa opção. Ibson só entra em acção depois da lesão do titular. Só o inicio surpreendente de Meireles adiou a confirmação da qualidade que Ibson, (e só ele), demonstrou em meia época passada.
A defesa fica a ganhar com Raul Meireles, quer em situação de contra ataque contrário, com as dobras nas laterais, quer em defesa a zona. A forma mais simples do seu jogo dá um maior equilíbrio ao meio campo defensivo, vital para uma equipa balanceada para o ataque. Permitindo maior descanso defensivo a Lucho.Tem imensa qualidade nos passes longos. Remata fora da área e dá uma perninha na marcação de faltas. Para mim a opção.
Como se viu na Figueira o entendimento com Diego, a omnipresença no campo a capacidade de triangulações e as desmarcações que procura, fazem um fortíssimo meio campo ofensivo se Ibson for a solução. Com boa técnica sai com a bola a jogar. Não pára o jogo todo na recuperação. Contudo será sempre uma opção a Lucho e vai com certeza ter uma das mais interessantes lutas pelo lugar com Raul Meireles, sabendo que tanto um como outro não serão jogadores de se acomodarem ao banco. Se as lesões não atrapalharem assim me parece.
Segundo o modelo actual de Adriaanse, para as três posições do meio campo existem cinco, na opinião do técnico seis, muito boas opções. Raul Meireles, Ibson, Lucho, Diego, Jorginho e Postiga.

uma: Meireles – Lucho – Diego (Jorginho ou Postiga)
outra: Ibson – Lucho – Diego (Jorginho ou Postiga)
e mais esta: Meireles – Ibson – Diego (Jorginho ou Postiga)

A Convocação.



Tarefa árdua se executa no edifício da federação na sala “nikles” com vista sobre o Tejo. A parede estava decorada com a foto da uma equipa do Qatar. Na secretária uma moldura com a caricatura do guarda-redes do Porto que saiu no record`e. Ao lado uma Tupperware com umas fatias de picanha ainda mornas. O almoço tinha terminado na Dona Tina.
Eram 16.10. A convocação tinha de ser feita. Sua esposa estava esperando, e com tanto trabalho nem dava para… fazia tempo.
(excertos do que então se ouviu)

Sargentão cabeça de Melão - Alô, Lóis?
Lóis - Estoy. Pronto.
SCM - Você vem jogar a bola com a gente?
Lóis - Agora eu estou a jogar mister, não sei se aguento. A que horas é?
SCM - Ah você quem sabe, a gente vai conversando.

SCM - Legau que você vai jogar para Liverpool, assim a gente fica mais perto.
Já saiu a convocação conto com você. Como está seu joelho?
Laterau - Deve estar bom mixter não tenho jogado. O presidente GilbertoAtadil já tinha tentado falar comigo.
SCM - Você vai jogar na laterau esquerda. Pelo menos o primeiro tempo.

SCM - Alô meu goleiro * campeão.
O Goleiro * - O Goleiro* não está cá.
SCM - Óh menino, estou reconhecendo sua voz.
O Goleiro * - O Goleiro* não quer falar com ninguém, deixem o O Goleiro*.
SCM - Você não leu a crónica do Zé? Claro que eu tinha de convocar você agora.
O Goleiro * - O Goleiro* vai, mas O Goleiro* quer ver uma faixa como estava na Luz.

Ao lado da estátua de uma Santa ao canto da sala, atento e em pé um Jornalista (filho da…) que assinou a camisola observava.

SCM - Faz ai para mim uma ligadinha lá para Porto dizendo que o Costinha e o Maniche estão na convocação. Tem de ser rápido fica contando, é lá longe.
J(fd…)queAC - O Senhor não leu a nota que deixei na secretária do Senhor.
SCM - Nota!
J(fd…)queAC - Deixei, quando o Senhor estava de férias no Brasil.
SCM - E qual das vezes?
J(fd…)queAC - Estão os dois em Moscovo.
SCM - Em Moscovo! Então manda um sms.
SCM - O Quim está jogando?
J(fd…)queAC - Não.
SCM - Então convoca ele.

SCM - E o Alex, também está na convocação. Fui à Alemanha ver ele jogando no Wolfsburgo.

Uma ultima ligada para o Agostinho para ele planejar o treinamento.
16.27 A semana passou voando.

* O Goleiro – o que toma golos.

29 agosto 2005

E porque hoje é, hoje

28 agosto 2005

Quem Tem Farelos?

27 agosto 2005

O jogo

É verdade que tanto o Estrela como a Naval vem da 2ª liga. É certo que a naval não tinha todos os jogadores disponíveis. Com certeza que os árbitros nos beneficiaram.
Mas se no jogo do Dragão a exibição não tenha convencido por ai além, a primeira parte contra a Naval foi de óptima qualidade. Velocidade, pressão, posse de bola e oportunidades de golo. Diego agarrou definitivamente o lugar. Foi incansável na recuperação de bola. Muito bom jogo, é outra coisa coisa quando joga em equipa e com uma equipa. Ibson para mim o melhor. Sim os golos do César. Lucho, o mais “discreto” dos três do meio campo embora bastante bem, simples na organização. Ibson tornou este meio campo fortíssimo na posse de bola.
Lisandro e Jorginho especialmente na segunda parte estiveram bastante bem.
Uma palavra para Sonkaya, vai ser sempre um jogador de classificação 2 ou 3 dos profissionais da opinião, não caiu no goto, já não tem hipótese. O que é certo é que fez um jogo bastante regular, quase sem falhas defensivas e apoiou sempre o ataque, progrediu. César Peixoto está com a moral toda. Toma lá dois golos de cabeça. Não satisfeito ainda se entusiasmou na baliza errada.
Uma nota para Ricardo Costa, sair com a bola controlada não é para todos. O primeiro golo assim o reflecte, repetiu a gracinha bem perto do final.

Notas:
- Adriaanse, os primeiros louros tem de ser para ele. Só depois para César e os outros.
- Entrada a todo o gás. Dedo do técnico após o jogo da jornada 1.
- Meio campo. Quem foi o número 6, 8 ou 10? Estiveram todos em todos os lugares.
- Bolas paradas. Trabalho de casa, só pode.
- Defesa. O segundo golo é uma infelicidade, não é culpa da defesa. Os centrais não são maus individualmente e gosto da liderança de Pedro Emanuel, mas esta dupla não me convence.
- César Peixoto, o herói. Continuo a não conseguir acreditar no que vejo. Mas vejo.
- Lisandro além de já ter demonstrado futebol, tem aquela qualidade que aprecio bastante, o não vedetismo.
- Foi o Fogaça, quando for o Adriano quero ver, assim como quando foi o Nedved e o Defoe.

Espaço para a promiscuidade no x-tema.

Será que o Bloco de Esquerda apoiaria, ou apoiará, Manuel Alegre?

O Post. Directamente do Olimpo

O continua a fazer-nos sorrir.
Foi no Kukas que a descoberta foi feita. Também foi aqui que descobri este vídeo de Zidane. Imperdivel, assim como o blog.

Palpite

A instituição ganha contra o Gil Vicente. A malta fica eufórica . O Nuno Gomes marca um golo a meias com o Mantorras. O problema do ponta de lança fica resolvido. O presidente diz que para o ano vão estar no pote três. O mercenário, não, o empresário promete o Rui Costa e um novo milhafre no Natal . E no final a culpa é do "pito dourado".

26 agosto 2005

Marketing e publicidade, e uma dose de "graxa"

É uma óptima publicidade para o x-tema esta que aqui está.
Para o facto muito deve ter contribuído este texto “O sempre interessante e imprescindível
esperança portista desta feita separa o trigo do joio no que se refere a informação “blogueira” futebolística.” Que acompanhava este post.
Que grade “graxista” me sai, não era essa a ideia, mas funcionou. Vou chamar-lhe marketing. Afinal o
x-tema quer ser uma esperança portista na blogosfera azul e branca em geral. E no mundo em particular.

Naval - F.C. Porto

Será que o Cajuda levou a semana a preparar alguém para entrar pelo lado esquerdo da defesa do Porto? Tenho ideia que sim. Será que o Adriaanse se preocupou com isso? Parece-me que não.
Palpito que o Lisandro marca hoje. Tenho duvidas que o Ibson consiga defender como o Meireles mas a jogar com o Diego, no ataque, vou gostar de ver.
Tenho a ideia que vou ver golos hoje, mais que um seguramente, ou se calhar tenho essa esperança.

BnR Bet (and win)

Aproveitando esta iniciativa do Bola na Rede B, lancei 9 pontos na vitória do Porto.

Template


Quando escolhi este template escolhi-o por verificar que era dos menos utilizados. É fácil perceber porque. Seja como for o período experimental ainda decorre.

Teremos 1º ministro?

"Antero Henrique é o novo Director Geral de Futebol da SAD do FC Porto."

O Jogo, 25 Ago 2005

25 agosto 2005

Liga dos Campeões


Após o campeonato dos potes as bolas rolaram no sorteio. Com o sorteio condicionado o FC Porto evitou o gigante y cabezudo do quarto pote. E assim lá nos calhou, Inter de Milão, Glasgow Rangers e o Artmedia Bratislava.
Equipas Italianas já se sabe, jogamos como nunca perdemos como sempre. Não sei se o facto do jogo em Milão ser a porta fechada será benéfico, mas prejudicial não é de certeza.
Os Rangers são sempre complicados na Escócia, mas se não ganhamos a estes tipos queremos ganhar a quem?
O (copy / past) Artmedia Bratislava aparece como bombo da festa. O que é certo é quem perder pontos com o eslovacos está fora.
Vai ser uma luta a três. Era o que mais faltava não nos apurarmos. A ver vamos.


"Gigantes y cabezudos"

Reproduzido aqui o que foi lido ali, no azul e branco.

«Quando Paolo Maldini fez rolar as bolas que ditaram a sorte dos maiores clubes europeus no Fórum Grimaldi, no Mónaco, às 15 horas desta quinta-feira, muitos eram os responsáveis de “gigantes” do Velho Continente que pretendiam evitar o nome do Benfica, sem dúvida o nome em destaque no quarto pote. Pois bem, tanto os directores do Manchester United, como do Villarreal e do Lille, terão esboçado um sorriso amarelo ao verem que foi o Benfica a calhar em sorte aos seus emblemas.» in www.slbenfica.pt

24 agosto 2005

Nuno Valente

Partindo do principio que brevemente teremos de novo um lateral esquerdo, ou melhor ainda, um defesa no verdadeiro sentido da palavra, acrescento aqui dois textos do que se escreve, e bem, acerca do assunto em questão.
O curioso porém é que a critica venha de um portista, e criticas com argumentos e boa avaliação são quase sempre convincentes e talvez até convenientes.Por outro lado este texto abonatório para a defesa da direcção do FCP vem de um adepto do sporting. Salutar esta imparcialidade de opinião, o que só por si reforça o facto de ser uma opinião e não o amém habitual. Eu por mim sou capaz de concordar com as duas. Amém.

Organizar os Favoritos

O sempre interessante e imprescindível esperança portista desta feita separa o trigo do joio no que se refere a informação “blogueira” futebolística.

Blogs sobre futebol
Sites sobre futebol jovem
FC Porto: Blogs e sites portistas


Alguém andou novamente a fazer das suas.

23 agosto 2005

Primeiro Jogo

A critica é unanime ou quase, o jogo do FCP foi fraquinho, as expectativas seriam grandes o que não deixa por si só de ser um facto assinalável.
É certo que assim de repente me lembro de um cabeceamento do Postiga ao lado, um belo remate do Jorginho, um forte remate do Diego, na segunda parte mais dois cabeceamentos do Postiga, um bom remate do Alan e no final a perda do domínio da bola do Hugo Almeida. Possivelmente existiu uma ou outra oportunidade e até admito que nem todas estas tenham sido flagrantes depende sempre do critico de serviço.
O Estrela bem organizado e com mérito defendeu e só isso, só o Diego sofreu 9 ou 10 faltas é um facto, nenhuma oportunidade e meia dúzia de ataques. Podia ter saído na lotaria o empate a zero e nada mais que isso.
A vitória da melhor equipa não sofre duvidas e nem me parece que alguem tenha verdadeiramente sentido que ela ia fugir, talvez alguns fantasmas do passado recente mas mesmo assim e mesmo com lentidão a bola ia lá chegando.
O Raul Meireles confirma, o Jorginho confirma, o Lisandro confirma, o Lucho já confirmou, o Diego correu que se fartou, o Postiga falhou mas está lá o McCarthy.
O Peixoto jogou ao ataque e sempre perigoso nos cruzamentos e bolas paradas, a defender que é o que se teme não deu para ver neste jogo. Os centrais chegaram e sobraram, o Sonkaya confirmou que é curto. O Baia continua mau GR porque não toca na bola.
Mas houve mais, deu para ver que o Alan é sempre uma alternativa credível para saltar para o barulho e o Hugo Almeida está cheio de vontade e vai sendo aposta.
Resumindo o resultado acabou por ser o que interessa além de só existir neste momento duas duvidas, o Lateral esquerdo, e o 10.

Designação

Liga, superliga, liga betandwin, vida difícil para os comentadores bem mais fácil foi aprenderem a dizer Chelsky. Eu por mim acho que vou continuar a chamar-lhe campeonato.

A não perder

VMR, porque é de futebol que se trata.

09 agosto 2005

So simple

Noticia do dia

"Os Dários voltam com os posts do costume no Blog das Letras...depois do Verão."
Webcedario, 09 Agosto 2005

08 agosto 2005

"Naming rights"

É um assunto com pouca importância, concordo.
O que eu quero é continuar a ir ao Dragão e dizer que vou às Antas.

E que tal começar a fazer capas matutinas e capas vespertinas.

Segunda-feira, 8 de Agosto, Jornal Record
13:01 - Feyenoord reafirma continuidade de Kalou
12:37 - Roma já pode inscrever Nonda
03:47 - Kalou para crescer na Luz

03:41 - Corrida por Nonda tem mais concorrentes

Art' Deco


A propósito do que esta criatura (não é insulto bem pelo contrário) escreveu apetece dizer isto:
Ao ler este tipo de opiniões digo que realmente não merecemos, não merecemos que o Deco jogue na nossa selecção.
Chegou cá para jogar na instituição. Sem oportunidade de provar nem tão pouco de vestir o equipamento pacientemente rodou por outros lados até chegar ao clube que o tornou campeão europeu, ou vice versa.
Ao invés daqueles que tinha medo de perder protagonismo, ele trocou a melhor selecção do mundo por esta que é a nossa, teve ainda e humildemente de ouvir de tudo ser-lhe chamado de tudo como se o precedente (naturalização) fosse por ele iniciado.
Como um verdadeiro jogador de equipa aguentou heroicamente no banco de suplentes o jogo inaugural do euro 2004 sabendo ele, e todos nós, que era melhor e estava em melhor forma do que qualquer um dos nossos (moralmente aceites) que se arrastaram nesse penoso jogo. O resultado da correcção no jogo seguinte pelo Scolari não preciso de escrever.
Mas talvez o facto de ele ser um anti-heroi faz com que nós idolatremos aqueles que pensam primeiro no protagonismo pessoal e só depois no colectivo, aqueles que preferem ser suplentes na sua equipa de coração italiana, aqueles que batem em árbritos com a nossa camisola vestida, aqueles arruaceiros que levam castigos da UEFA (euro de França) em detrimento deste, que enquanto cá andou até aos 26 anos e que não se pirou aos 20 (como eu devia ter feito) ajudou e de que maneira a que numa cidade Portuguesa, sim Portuguesa tivesse em dois anos consecutivos duas taças europeias, os outros ajudaram um qualquer cidade Italiana ou Espanhola a gabar-se do mesmo.
E para acabar esse mesmo de que você diz mal, o Deco teve a elegância a simpatia, humildade, reconhecimento, agradecimento de no festejo do seu novo titulo de campeão no Barcelona ao lado do excepcional e mediático Ronaldinho usar um chapéu do nosso, não do dele, país.
Que mentalidadezinha de merda, pequenina, mesquinha e invejosa.
Não merecemos que o Deco jogue por nós, sorte a nossa de ele ser um anti-heroi.

Mas tantas palavras para que, se a resposta está dada pelo entrevistado nesta entrevista.
(Alguns excertos, O Jogo, 6 Ago 2005).
----
P Por estar agora a viver em Barcelona, o enraizamento que tinha não poderá perder-se?

R Não consigo ver a minha vida sem estar ligado a Portugal, mesmo estando agora em Barcelona. Continuo a ter casa em Portugal e estão lá muitos dos meus amigos. Portugal faz parte da minha vida e vai fazer sempre. Hoje em dia, se tivesse de deixar de jogar futebol, iria viver para Portugal.
P Mas não receia que as pessoas pensem o contrário?

R Não tenho de estar muito preocupado com isso nem com aquilo que as pessoas pensam. O que me interessa é aquilo que eu sinto e o que eu penso.
P Ainda em relação a Figo, o regresso dele à Selecção Nacional foi bem visto por todos?

R Sem dúvida. Ele pode ajudar-nos e ainda tem muito para dar à Selecção. Temos um Mundial à porta e ele poderá ser muito importante.
P Um dos seu objectivos passa pela vitória na "Bola de Ouro"?

R Encaro isso com naturalidade, mas os trofeus individuais nunca serão o principal objectivo da minha carreira. Mas acredito que posso estar entre os cinco primeiros. Agora, se vou ganhar ou não, isso não é o mais importante.
P Essa humildade não o prejudica?

R Não sou humilde, sou realista. Nunca disse que não gostaria de receber um prémio como esse, como todos os jogadores gostariam, mas o que digo é que não é o meu objectivo principal e nem é isso que me faz acordar de manhã. O que me vale ganhar um prémio desses se não estiver feliz?
----
Poderia ainda acrescentar alguns comentários de Platini, Cruijft, Van Gaal, de Deus Mourinho, entre outros, mas quem são estes, e eu, para discordar da opinião de tão doto moralista de seu nome FPCV.

Capa do dia

Mais uma contratação falhada por Mourinho.

07 agosto 2005

Primeira certeza

O Nuno Valente tem de jogar. Aquele buraco tem de ser equilibrado.

Unânime

RAUL MEIRELES

"Como pode um corpo franzino carregar tanta ambição, tanta garra, tanto querer, tanta alma? Raul Meireles não é dono e senhor da fórmula mágica, mas não vai certamente encontrar grandes dificuldades para dar resposta à questão. Excelente na recuperação, perspicaz nas compensações e ousado no remate."
A Bola, 7 de Agosto de 2005

"Está cada vez mais confiante e as boas exibições acumulam-se. Voltou a ser o melhor da equipa". "Co Adriaanse acertou, recuperando um jogador a quem faltava protagonismo e que está com a corda toda. "
O Jogo, 7 Ago 2005